Alguns cuidados muito simples que você deve adotar para identificar problemas em seu animalzinho ou mesmo preveni-los:
1 - ESCOVAÇÃO: Escove seu filhote por no mínimo 01 vez por semana, além de estreitar os vínculos de amor e carinho, você poderá ver se há parasitas, falhas na pelagem, lesões de pele, alterações de cor e odor na pele ou pêlo.
2 - ORELHAS: Observe se há vermelhidão, casquinhas, descamação ou odor no local, pois, pode ser sinal de alguma inflamação ou infecção.
3 - BOCA: Verifique a boca do gatinho pelo menos 01 vez por semana, mau hálito e vermelhidão podem ser indicativos de gengivite.
4 - DEDOS: Procure entre os dedos qualquer sinal de parasitas, frieiras ou feridas; as unhas, devem estar sempre aparadas evitando desconforto para o gato e protegendo seu sofá.
5 - APARELHO GENITO-URINÁRIO: Prurido anal pode indicar verminose, e secreção vaginal pode ser indicio de infecção uterina.
Com o prazeroso hábito de acariciar e escovar seu amiguinho você aprenderá a identificar alterações orgânicas e comportamentais em seu filhote.
O que é identificado precocemente é mais fácil e rápido de ser tratado. Faça isso como uma forma de brincadeira, ao final ofereça afagos, muito carinho ou um petisco à ele, que além de estreitar os laços de amor e carinho o ajudará a identificar qualquer alteração. Verificado qualquer tipo de alterações procure ajuda, não deixe para depois.